2ª Via de boleto (16) 3761-8600

Homens acima do peso produzem menos espermatozóides

De acordo com a pesquisa divulgada pela BBC, de uma clínica de fertilização localizada em Atlanta (EUA), o esperma de um indivíduo acima do peso ideal se deteriora. Esse processo resulta na diminuição de espermatozóides para um nível abaixo do necessário para a fecundação de um óvulo.

Segundo os médicos citados na reportagem, ainda que ocorra a fecundação nesse caso, haveria grande risco de o feto ser abortado naturalmente devido à qualidade do esperma.

Em uma análise do sêmen de 500 homens, foi encontrada uma correlação direta entre volume e qualidade do esperma com o chamado Índice de Massa Corpórea (IMC), usado para estabelecer a proporção de gordura no corpo humano em relação ao peso e à altura. Segundo os pesquisadores, à medida em que o IMC aumenta os parâmetros do sêmen se modificam.

Os médicos afirmaram ainda que mesmo os homens ligeiramente acima do peso também correm os riscos mencionados. Isso ajudaria a explicar o porquê de a infertilidade masculina aumentar em vários países ocidentais, acompanhando as taxas de obesidade.

 

Fonte: Portal Unimeds.
Todas as Dicas de Saúde