2ª Via de boleto (16) 3761-8600

Cuide do seu corpo e da sua saúde com a chegada do verão


Cuide do seu corpo e da sua saúde com a chegada do verão

O verão é uma das estações mais esperadas do ano pelos brasileiros, não é mesmo? Os dias quentes oferecem muitas opções de lazer, mas é preciso prestar bastante atenção e não se descuidar da saúde. Afinal, o sol, o calor e a umidade em alta formam condições ideais para muitas doenças.

 

As chuvas nesse período trazem velhos problemas à população, como a conjuntivite, que causa irritação aos olhos e a dengue, chikungunya e zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, sendo responsáveis por aumentar a procura por tratamentos em prontos-socorros e hospitais.

 

Outros problemas comuns são:

· Câncer de pele;

· Insolação;

· Micoses;

· Intoxicação alimentar;

· Desidratação.

 

A exposição ao sol deve ser feita com moderação e as partes do corpo, como face, pescoço e braços devem estar cobertos e com protetor solar. Os raios ultravioletas são prejudiciais para o corpo, sendo que o UVA é responsável pelo envelhecimento da pele, já o UVB provoca manchas e câncer de pele

 

Siga estas dicas para se proteger durante o verão:

· Aplique filtro solar acima do fator 15;

· Utilize bonés, chapéus e óculos escuros;

· Prefira ambientes arejados;

· Beba bastante líquido;

· Evite fazer depilações quando for tomar sol;

· Tome banhos em água morna ou fria;

· Vista roupas leves e confortáveis;

· Fuja do sol, das 10h às 16h.

O calor e a umidade também favorecem a proliferação de fungos e bactérias, provocando candidíase e vaginose bacteriana nas mulheres, que geram desconforto devido à ardência, coceira e corrimento. Por isso, o cuidado e a atenção com a higiene são essenciais. Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo.

Outro fator que prejudica a saúde no verão é o consumo de alimentos que podem estar contaminados com bactérias e provocar mal-estar. Verifique bem a higiene do local e o preparo das refeições, prefira frutas e alimentos saudáveis de boa procedência. Assim, você aproveita mais essa estação sem complicações.

É muito importante cuidar da saúde em qualquer época e dar atenção aos mínimos detalhes. O sol pode ser muito agradável se você souber tirar proveito. A prevenção é fundamental e garante sua diversão durante os dias mais quentes do ano. A Unimed incentiva a adoção de práticas saudáveis ao corpo.




Home
Notícias