2ª Via de boleto (16) 3761-8600

Projetos Sociais

O Programa Felix é uma iniciativa da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, iniciado no ano de 2001 nas cidades de Jaboticabal e Pitangueiras, e vem ao encontro das necessidades e demandas da atualidade. A finalidade é disseminar os conhecimentos relacionados à área de informática para as pessoas de baixa renda e sem oportunidades para participar de tais cursos.

Esse tipo de habilidade é um requisito indispensável para a inserção satisfatória no mercado de trabalho contemporâneo em que, cada vez mais, a automação e informatização se fazem presentes nos mais diversos segmentos. Por isso, o Projeto Felix ganha uma importância e relevância fundamentais para a ajuda na construção de um Brasil melhor e mais justo.

Objetivo

O objetivo do Projeto Felix é minimizar os índices de exclusão digital atuais registrados no Brasil, direcionando seus esforços para as crianças e jovens ainda em formação, nos ensinos fundamental e médio. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou, no Censo 2000, que 10,6% das residências no país possuem microcomputador, sendo que 8% com acesso à Internet.

Esses dados expressam a caótica situação em que se encontra a maior parte da população, ficando à margem da revolução digital e com possibilidades reduzidas de absorção por parte do mercado. Sem o domínio das ferramentas digitais, que estão em permanente evolução, o indivíduo perde em competitividade e passa a ser considerado desatualizado para desempenhar funções.

Com essa preocupação, o Projeto desenvolve um treinamento passo a passo que constitui uma poderosa ferramenta de ensino, a fim de saciar a busca desses conhecimentos. O curso foi proposto por possuir um conteúdo totalmente aberto a quaisquer áreas, sejam elas nos segmentos da indústria, comércio, administração, organização e desenvolvimento de qualquer ramificação profissional.

Para ser considerado um potencial aluno do Projeto Felix, a criança ou adolescente deve ter pais titulares do plano de assistência médica da Unimed local (Unimed da cidade em que o Projeto Felix estiver presente), e a renda da família deve ser igual ou inferior a R$ 500 (quinhentos reais).

Estrutura

Para o desenvolvimento de um trabalho eficiente, construtivo e responsável, o Projeto Felix demanda uma estrutura composta de forma a atender as necessidades da região em que é implantado, levando em consideração a quantidade de alunos, os recursos disponíveis, a localização geográfica, a disponibilidade de tempo, entre outros aspectos.

Freqüentemente, muitas parcerias são realizadas com instituições e entidades assistenciais da região específica onde há um Projeto Felix, com o objetivo de integrar e reunir ainda mais a sociedade em torno das intenções da Responsabilidade Social. São escolas públicas municipais, órgãos como o Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), e inúmeras empresas e estabelecimentos comerciais diversos que contribuem para ampliar as possibilidades e os recursos disponíveis, a fim de proporcionar a excelente realização do objetivo proposto.

Em geral, utiliza-se uma ou mais salas, equipadas com microcomputadores com a capacidade de processamento para trabalhar satisfatoriamente o sistema operacional Windows, com os programas que integram o pacote Office, da Microsoft, incluindo Word, Excel e o browser (navegador) Internet Explorer. Os instrutores devem ter conhecimentos práticos e didáticos comprovados para que trabalhem com os alunos. Nas salas são ministradas as aulas práticas e teóricas com a proposta de ensinar, em módulos, segundo a apostila que cada aluno recebe:

I - Introdução ao sistema operacional Windows
II - Word
III - Excel
IV - Introdução à Internet.

Conteúdo

As informações passadas em cada módulo são fundamentais para desenvolver a prática e habilidade das crianças e jovens carentes inscritas no curso. A Introdução ao sistema operacional Windows, é voltada para o aprendizado no uso das ferramentas disponíveis no Windows, que é a base de utilização da maioria dos demais softwares utilizados nas empresas.

Já o Word, é parte do pacote Office da Microsoft, voltado basicamente para a formatação de textos digitalizados, ou seja, que podem ser trabalhados através do computador, enviados via e-mail, impressos, editados etc. Através do Word podem ser feitos também gráficos, tabelas e outros recursos.

O Excel também é parte do pacote Office, e é muito utilizado para a elaboração de gráficos e planilhas, com vastas possibilidades de detalhamento, opções, cálculo e aprofundamento na organização de estatísticas e demais informações. Assim como o Word, é muito utilizado no mercado de trabalho.

O módulo de Introdução à Internet é tão importante quanto os outros. A habilidade de pesquisa, busca de informações e navegação na rede mundial de computadores é também bastante valorizada e requisitada atualmente. A Internet é como uma biblioteca mundial virtual, fornecendo informações de todos os tipos e gêneros em inúmeros idiomas, de maneira que é preciso saber utilizá-la para extrair exatamente aquilo que se procura.

Formação

Para melhor proceder o andamento do curso, ao final de cada módulo, os alunos são avaliados pelo instrutor responsável a fim de detectar o seu desempenho, seu grau de assimilação do conteúdo passado e sua capacidade para prosseguir nos módulos seguintes. Quando o aluno tiver concluído com sucesso todos os módulos, ele recebe um certificado de conclusão de curso, constando sua média de pontuação de acordo com as avaliações realizadas pelos instrutores.

Abrangência

O Projeto Felix é um trabalho realizado com o apoio da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo e, atualmente, se faz presente em municípios do Estado de São Paulo, como por exemplo: Pitangueiras, Jaboticabal, Ribeirão Preto, Barretos, Monte Alto, Dois Córregos, Votuporanga, Riolândia, Paulo de Faria, Batatais, São Carlos, Avaré, Birigui, Ibitinga, Itapetininga, Ituverava, Mococa, Orlândia, Penápolis e São José do Rio Pardo.