2ª Via de boleto (16) 3761-8600

Tipos de cirurgia para catarata

A catarata é uma doença muito séria que provoca uma diminuição significativa da visão, principalmente em pessoas com mais de 50 anos de idade. Para combater esse problema, existem atualmente dois tipos de cirurgia:

Cirurgia Tradicional

É realizada há mais de 18 anos no Brasil e marcou uma grande evolução no conceito de cirurgia oftálmica. A partir de então, começou-se a implantar uma lente artificial dentro dos olhos, permitindo que os pacientes enxerguem muito bem após a cirurgia.

Nesta operação, faz-se uma incisão de aproximadamente 10 milímetros, extrai-se a catarata pelo corte, coloca-se uma lente de 7 milímetros dentro do olho e sutura-se o local com 4 a 5 pontos. A recuperação total se dá por volta de 50 dias e o período de repouso é de aproximadamente 30 dias. A visão começa a clarear cerca de 15 dias após o procedimento.

Cirurgia com Facoemulsificação

Esta é mais conhecida pela população como ?cirurgia a laser'. É o que há de mais novo em termos de cirurgia de catarata, com resultados impressionantes em relação ao tempo de recuperação visual e segurança cirúrgica. Na realidade, o aparelho utilizado não é um laser e sim um ultra-som de altíssima potência, que destrói a catarata sem a necessidade de extraí-la do olho.

Nessa cirurgia, faz-se uma incisão de 3 milímetros, destrói-se a catarata com facoemulsificação e coloca-se uma lente de cerca de 6 milímetros (com capacidade de se dobrar para atravessar o pequeno corte). Na maioria das vezes não há necessidade de dar pontos.

A recuperação visual total se dá por volta de 25 dias de cirurgia, o período de repouso é de aproximadamente 15 dias e a visão começa a clarear após três ou quatro dias.

Ambos os procedimentos têm resultados satisfatórios em longo prazo. Converse com seu médico a respeito das possibilidades de cirurgia.

 

Fonte: Portal Unimeds.
Todas as Dicas de Saúde