2ª Via de boleto (16) 3761-8600

Conheça os produtos mais contaminados por agrotóxicos.


Conheça os produtos mais contaminados por agrotóxicos.

Saiba quais cuidados você deve ter para não afetar sua alimentação e sua saúde.

Com o crescimento da população mundial, o número de áreas cultiváveis tem aumentado significativamente nas últimas décadas para atender à demanda por alimentos. Porém, os agricultores recorrem cada vez mais ao uso de agrotóxicos, no combate ao avanço de pragas nas lavouras.

Os agrotóxicos mais utilizados são classificados em:

- Herbicidas: controle de ervas daninhas;
- Fungicidas: controle de fungos;
- Inseticidas: controle de insetos.

O uso indiscriminado de agrotóxicos traz sérios riscos à alimentação e à saúde da população, que, muitas vezes, consome produtos in natura, sem fazer a devida higienização - fundamental para reduzir a presença de agentes químicos ou biológicos. O meio ambiente também é prejudicado, devido à contaminação de lençóis freáticos, por exemplo.

Confira os produtos campeões no uso de agrotóxicos:

- Pimentão;
- Tomate;
- Morango;
- Melancia;
- Cebola;
- Abobrinha;
- Alface;
- Melão;
- Pepino;
- Cenoura.

O consumo de alimentos que contêm agrotóxicos em excesso prejudica o corpo e causa reações derivadas de intoxicações. Dependendo da quantidade ingerida pelo organismo, as consequências podem ser graves. Fique atento: nem sempre comer frutas, verduras e legumes é sinônimo de atitude saudável.

Conheça alguns dos sintomas causados pela ingestão de agrotóxicos:

Forma aguda
- Dores de cabeça;
- Alergias;
- Coceiras.

Forma crônica
- Infertilidade;
- Abortos;
- Distúrbios no sistema nervoso (como o mal de Alzheimer);
- Câncer.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cerca de um terço dos vegetais consumidos em todo o Brasil recebe uma dosagem alta de agrotóxicos, ficando bem acima do aceitável em relação à média mundial. Uma saída para esse problema é o consumo de produtos orgânicos, que podem ser facilmente produzidos em hortas dentro de casa ou encontrados em feiras e supermercados.

É essencial aderir a um cardápio saudável, repleto de frutas, verduras e legumes, mas também é importante prestar muita atenção à qualidade dos alimentos consumidos e evitar riscos e complicações à saúde. Adote esta ideia. A Unimed apoia esta iniciativa.




Home
Notícias