2ª Via de boleto (16) 3761-8600

Cuidados com a saúde masculina.


Cuidados com a saúde masculina.

No mês de novembro, a saúde do homemganha destaque devido à campanha Novembro Azul, que aborda sobre o câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum nos homens brasileiros.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que entre 2018 e 2019 sejam diagnosticados mais de 68 mil casos da doença.

A próstata é uma glândula que produz e armazena parte do fluido seminal. O câncer desta área é a consequência da transformação das células dos ácinos, que passam a se reproduzir em uma forma anormal.

A saúde masculina ainda é um tabu que precisa ser quebrado, e por isso é necessário abrir o olho para a prevenção. No caso do câncer de próstata, existem fatores de risco, porém é preciso estar sempre a par do que está acontecendo no corpo.

Os fatores de risco mais comuns são:
- Idade, acima de 50 anos;
- Histórico de câncer na família;
- Sobrepeso e obesidade.

Porém, o câncer ainda pode aparecer em alguém que não obedeça aos parâmetros. A melhor forma para viver é se cuidando. As formas de prevenção são variadas, de acordo com o Ministério da Saúde, o homem deve:
- Ter uma alimentação saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividade física;
- Não fumar;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Existem dois exames realizados para investigar a doença, o de toque retal, onde um médico avalia o tamanho, forma e textura da próstata, inserindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto do paciente, e o PSA, que é um exame de sangue, no qual mede a quantidade da proteína produzida pela glândula e, assim, pode ajudar na análise. O diagnóstico final só é fornecido depois da realização de uma biópsia, onde uma fração da próstata é retirada para exames laboratoriais.

Quando diagnosticado cedo, o câncer de próstata é tratado mais facilmente. Cuide-se e não perca o melhor da vida. Prevenção: uma atitude inteligente.




Home
Notícias