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Dia Mundial da Saúde: o cuidado do nosso maior bem.


Dia Mundial da Saúde: o cuidado do nosso maior bem.

Dizem que uma das maiores riquezas na vida é a saúde. Porém, na prática não é tão valorizada quanto deveria. Muitas vezes, devido a rotina cada vez mais agitada, o tempo corrido é utilizado para diversas situações como trabalho, lazer e descanso, que também são situações muito importantes quando se fala de qualidade de vida. Mas é necessário deixar uma parcela do precioso tempo para o que há de mais valioso: a saúde.

Em 1946, a OMS (Organização Mundial da Saúde) definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Não apenas quando não há enfermidades, ou seja, diversos outros fatores podem colocar em risco a sua qualidade de vida.

Saiba como cuidar mais e melhor de sua saúde. Acompanhe o texto e confira as dicas para melhorar sua qualidade de vida.

Cuidados diários com a saúde.

• Beba no mínimo 2 litros de água
Não é novidade, mas é importante relembrar. A água é fundamental para o funcionamento dos órgãos, além de ajudar na hidratação do corpo. Tenha sempre uma garrafa de água próximo a você.

• Cuide da alimentação
Uma boa alimentação é fundamental para prevenir doenças. É por meio da comida que o organismo retira os nutrientes que ele precisa para manter suas funções.

• Durma bem
Durante o sono o organismo exerce as principais funções restauradoras, como reposição de energia e recuperação dos tecidos.

• Pratique exercícios físicos
A prática regular de atividade físicas evita problemas com o colesterol, obesidade, hipertensão etc. Além disso, são fundamentais para a circulação do sangue.

• Evite hábitos prejudiciais
Fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso é extremamente ruim para o corpo. O cigarro, por exemplo, possui várias substâncias cancerígenas.

• Visite um médico regularmente e faça exames de rotina
O acompanhamento médico é fundamental. Algumas doenças são assintomáticas. O diagnóstico precoce é importante no tratamento e até mesmo cura de algumas doenças.

• Tenha relações interpessoais
São trocas de experiências e convívios que ajudam a desenvolver sentimentos como a alegria, a decepção, as expectativas etc.

• Reserve um tempo para você
Tenha um tempo para curtir, descansar e fazer as coisas que mais gosta. Isto é extremamente importante para a saúde mental.

Hora de refletir sobre as mudanças de hábitos.

Há mais de 70 anos, no dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, um momento para que questões sérias relacionadas ao tema sejam debatidas. Por isso, épreciso refletir sobre seu estilo de vida atual.

Seguir uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, parar de fumar e diminuir o consumo de açúcares. São inúmeros exemplos de como as mudanças de hábitos podem trazer uma série de benefícios. Promover mudanças positivas no estilo de vida além de prevenir uma série de doenças, faz com que tenha uma qualidade de vida melhor e com mais bem-estar, como mais energia, disposição e bom humor.

As mudanças tiram as pessoas da zona de conforto. Não é fácil lidar com o novo, porém, um hábito saudável diferente a cada dia e a constância nos próximos faz com que o novo se torne um hábito. Um pouco todos os dias. Quando notar, virou um mês.




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