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Dia Mundial de Combate ao Estresse


Dia Mundial de Combate ao Estresse
Em 23 de setembro, celebra-se anualmente, o Dia Mundial de Combate ao Estresse com o objetivo de alertar a população sobre os sintomas e hábitos ruins que causam o estresse.

A palavra estresse tem origem na palavra inglesa “stress”, que significa “pressão, tensão ou insistência”. Mais conhecido como mal do século, o estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorrem quando surge a necessidade de uma adaptação a um grande acontecimento em nossas vidas.

Saber lidar com esses momentos que, desde o início da pandemia da covid-19, são diários na vida de muitos, evita distúrbios mentais como depressão, ansiedade, entre outros.

A evolução do estresse se dá em três fases: alerta, resistência e exaustão. Entre os principais sintomas, estão:
- Agitação;
- Mãos e/ou pés frios;
- Boca seca;
- Dor no estômago; 
- Suor;
- Tensão e dor muscular, por exemplo, na região dos ombros;
- Aperto na mandíbula, ranger os dentes ou roer unhas;
- Diarreia passageira;
- Insônia; 
- Batimentos cardíacos acelerados; 
- Respiração ofegante; 
- Aumento súbito e passageiro da pressão sanguínea;
- Problemas com a memória;
- Mal-estar generalizado;
- Sensação de desgaste físico constante; 
- Mudança no apetite; 
- Entre outros.

A prevenção do estresse não é uma tarefa simples quando não temos auxílio e controle de nossas emoções. Para ter uma mente e o corpo saudáveis para fugir do estresse, é preciso seguir algumas recomendações:
- Ter uma alimentação variada e saudável;
- Praticar atividade física, regulamente; 
- Respirar corretamente;
- Ter hobbies;
- Relaxar e fazer atividades prazerosas, sempre que possível;
- Buscar ajuda profissional.

Cuide de sua mente. Faça mais o que te faz feliz.

A Unimed apoia esta ideia. 



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