Mudança de estação: o que fazer para cuidar da saúde

Mudança de estação: o que fazer para cuidar da saúde

Ainda estamos no outono, mas o inverno está logo ali!

Em 21 de junho, tem início a estação mais fria do ano. E com a queda na temperatura e na umidade do ar, aumenta o sinal de alerta para redobrarmos os cuidados com a saúde.

No outono, as temperaturas já são mais amenas, mas é com as baixas temperaturas do inverno que algumas doenças costumam surgir com mais intensidade ou se agravarem, principalmente as doenças respiratórias, pois a saúde fica mais vulnerável nessa época do ano. Entre as doenças mais comuns, podemos citar: gripe, resfriado, pneumonia, asma, rinite, sinusite, entre outras.

E não são só as doenças respiratórias que gostam de aparecer durante o inverno, outras doenças como conjuntivite, otite, amigdalite, também costumam surgir quando a temperatura cai.

São problemas que podem ocorrer em qualquer época do ano, mas com a mudança de estação e queda na temperatura, devemos ter ainda mais atenção e cuidado. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como cuidar da saúde quando o inverno chegar.

Não descuide da hidratação

Pode não parecer, mas o corpo precisa de água também nos dias mais frios. A água é elemento fundamental para que o organismo funcione de forma adequada, e isso não muda no inverno. Por isso, mantenha-se hidratado! Como estamos nos dias mais frios, o consumo de chás naturais também é uma opção para complementar a hidratação, além de ajudar a aquecer.

Reforce os cuidados com a pele

É comum a pele ficar mais ressecada nos dias mais frios, então, capriche na hidratação e utilize cremes e hidratantes em todo o corpo. Existem diversas opções no mercado, inclusive para cada tipo de pele. E o mais importante, nem pense em deixar de usar o protetor solar, mesmo nos dias nublados. Outra dica é evitar os banhos com água muito quente. É difícil, mas a pele agradece.

Ah! Não podemos esquecer de cuidar dos lábios. Isso mesmo! É comum que os lábios ressequem, inclusive causando feridas. Portanto, manter a hidratação é importante, e a boa e velha manteiga de cacau é uma ótima opção.

Evite aglomerações e mantenha os ambientes arejados

Com o frio, temos a falsa ideia de que o ideal é manter tudo fechado para nos protegermos. Mas estamos enganados! Manter os ambientes ventilados e permitir a circulação de ar é extremamente importante para evitar a proliferação de doenças. Outra dica importante é evitar aglomerações.

Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

É comum priorizarmos as comidas mais pesadas e calóricas nos dias mais frios. Apesar dos inúmeros pratos saborosos e repletos de calorias, manter uma alimentação saudável e equilibrada é muito importante, pois ajuda a fortalecer a imunidade, possibilitando ao organismo combater possíveis doenças. Lembre-se: quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes estamos oferecendo ao nosso corpo.

O ideal é caprichar no consumo de verduras, frutas e legumes, principalmente os ricos em vitamina C, como brócolis, limão, espinafre, couve, laranja, acerola, couve-flor, tangerina, tomate, manga, etc.

Deixe a preguiça de lado e pratique atividade física

Com o frio, bate aquela preguiça de fazer qualquer atividade, não é mesmo? Mas manter a prática de atividade física no inverno contribui, e muito, para a imunidade, além daqueles benefícios que já conhecemos, como melhorar a circulação, cuidar do coração, manter o peso, aliviar o estresse. Por isso, é melhor deixar a preguiça de lado, agasalhar-se de forma adequada e movimentar o corpo.

Mantenha a vacinação em dia

As vacinas são essenciais em qualquer época do ano, desempenhando um papel importantíssimo no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de diversas doenças.

Manter a vacinação em dia protege e evita a proliferação de vírus, como o da gripe, tão comum durante o inverno. Por isso, não pense duas vezes, proteja-se e proteja quem está ao seu redor. Vacine-se!

Higienize as mãos sempre

Sabemos que o contato das mãos sujas com os olhos, boca ou nariz é o responsável por grande parte das contaminações. Sabemos também que é no inverno que muitas doenças, principalmente as respiratórias, ficam circulando nos ambientes. Diante desse cenário, a higienização das mãos é extremamente importante e pode evitar o contágio e proliferação de diversas doenças. Assim, lave bem as mãos sempre!


Agasalhe-se de forma adequada

Dizem que o inverno é a época mais elegante do ano. Mas, muito mais que elegância, é importante proteger o corpo das baixas temperaturas. Esteja sempre agasalhado de forma adequada, mantendo o bem-estar e evitando o contágio de doenças, como a gripe.

Proteja-se e aproveite o melhor que a estação pode oferecer!

Mapa do Site

Topo