Câncer do colo do útero: o que é e como prevenir

Câncer do colo do útero: o que é e como prevenir

Saiba mais sobre o câncer do colo do útero e conheça os métodos preventivos

O que é o câncer do colo do útero

Também conhecido como câncer cervical, o câncer do colo do útero é causado por uma infecção persistente de alguns tipos de Papilomavírus - HPV.

A infecção genital causada por esse vírus pode causar alterações celulares que podem evoluir para o câncer. A boa notícia é que essas alterações podem ser facilmente diagnosticadas no exame preventivo, o Papanicolau, e na maioria dos casos são curáveis.

Devemos ressaltar que o câncer do colo do útero é a terceira doença responsável pela morte de mulheres no Brasil, o que explica a importância de realizar o exame Papanicolau periodicamente.

Prevenção

A prevenção do câncer do colo de útero é ligada à redução do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano. O contágio acontece via relações sexuais. A prevenção com o uso de preservativos protege parcialmente, já que a transmissão também pode acontecer pelo contato com a vulva, bolsa escrotal, região perineal e perianal.

A vacinação também pode ser uma forma de prevenção e está disponível nas unidades de saúde para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina favorece a prevenção dos tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os tipos 6 e 11 causam verrugas e os tipos 16 e 18 acarretam cerca de 70% dos casos do câncer do colo do útero.

As duas formas de prevenção, exame de Papanicolau e vacinação, se complementam, porém é importante que os exames sejam realizados de forma contínua e periódica, pois a vacina não protege contra todos os tipos oncogênitos do HPV, ou seja, que apresentam riscos de provocar infecções persistentes que podem resultar em câncer, como mencionado no início da matéria.

Cuide-se, realize seus exames periodicamente e previna-se do câncer do colo do útero.

Mapa do Site

Topo