Notícias
09/10/2026
Participantes do encontro promovido pela Unimed Batatais em comemoração ao Dia da Secretária.
Encontro reuniu secretárias de consultórios, clínicas e prestadores da cooperativa para uma noite de conhecimento, troca de experiências e confraternização.
Em comemoração ao Dia da Secretária, a Unimed Batatais reuniu, no dia 23 de setembro, secretárias de consultórios de médicos cooperados, clínicas e outros prestadores de serviços da cooperativa para uma noite de conhecimento, troca de experiências e confraternização.
Com o tema “Inteligência artificial – Uma aliada no trabalho”, a palestra apresentou possibilidades práticas para incorporar a IA à rotina profissional, mostrando como ferramentas que muitas pessoas já utilizam por curiosidade ou entretenimento podem também contribuir para economizar tempo, organizar informações, melhorar a comunicação e facilitar tarefas do dia a dia.
A abertura do encontro foi realizada pelo diretor-presidente da Unimed Batatais, dr. André Domingos Pippa Tomazella, que destacou a importância das secretárias em todo o processo da cooperativa e agradeceu a presença das participantes.
Na sequência, Mariana Gonçalves Giraldi, coordenadora do Espaço Viver Bem, abordou o Jeito de Cuidar, destacando a importância de uma postura que aproxima as pessoas e proporciona experiências positivas nos diferentes momentos de relacionamento com a Unimed.
Conduzida por Marcelo Rezende, da SG Interativa, a palestra partiu de uma proposta simples: mostrar que a inteligência artificial não precisa ser algo distante, complicado ou restrito a profissionais de tecnologia.

A palestra apresentou aplicações práticas da inteligência artificial para atividades do dia a dia profissional.
Ao longo do encontro, situações comuns à rotina de consultórios e clínicas foram utilizadas para demonstrar como a IA pode auxiliar na revisão e criação de textos, elaboração de e-mails e mensagens, organização de informações, geração de ideias, criação de imagens e diversas outras atividades.
“Muita gente começou a usar a inteligência artificial brincando, criando uma imagem, fazendo uma pergunta ou experimentando por curiosidade. A provocação que fiz foi: se ela já consegue fazer tudo isso com você nas horas de lazer, por que não colocá-la também para trabalhar a seu favor?”
Marcelo Rezende, SG Interativa
O ChatGPT foi a principal ferramenta utilizada nas demonstrações, escolhido pela combinação de alto poder de processamento, facilidade de interação e variedade de recursos disponíveis. Mais do que apresentar comandos prontos, a palestra mostrou como estabelecer conversas mais elaboradas com a ferramenta, fornecer contexto, definir objetivos e restrições, solicitar correções e aprimorar sucessivamente as respostas.
“Não existe a obrigação de acertar uma pergunta perfeita na primeira tentativa. A grande mudança é entender que estamos conversando com a ferramenta. Você pode dizer que não gostou, pedir para refazer, mudar o tom, explicar melhor o contexto ou acrescentar uma informação. Quanto melhor essa conversa, maior a possibilidade de obter um resultado realmente útil.”
Marcelo Rezende, SG Interativa
A palestra também reservou espaço para os cuidados necessários na utilização dessas tecnologias, especialmente em um ambiente relacionado à saúde.
Entre os pontos abordados estiveram a necessidade de conferir as informações produzidas pela IA, evitar o compartilhamento inadequado de dados de pacientes e compreender que a ferramenta deve funcionar como apoio ao profissional, e não como substituta de decisões e responsabilidades humanas.
Outro tema destacado foi o risco de envolvimento emocional excessivo com sistemas de inteligência artificial. A capacidade dessas ferramentas de manter diálogos cada vez mais naturais, acolhedores e personalizados pode criar uma falsa percepção de vínculo humano.
“A IA pode conversar com você, ajudar, sugerir, organizar e até parecer compreender aquilo que você está sentindo. Mas precisamos lembrar que, do outro lado, não existe uma pessoa. Quanto mais naturais essas conversas se tornam, mais importante é saber estabelecer esse limite.”
Marcelo Rezende, SG Interativa
A dinâmica reforçou uma das principais mensagens do encontro: não é preciso ser especialista em tecnologia para começar a utilizar a inteligência artificial de maneira produtiva. É preciso conhecer as possibilidades, experimentar, aprender a conversar com as ferramentas e, principalmente, utilizá-las com senso crítico e responsabilidade.

Conhecimento, integração e confraternização marcaram a programação especial.
A programação foi encerrada com um happy hour de confraternização para celebrar o Dia da Secretária e proporcionar mais um momento de integração entre as participantes.
Mais do que apresentar uma nova tecnologia, o encontro buscou mostrar uma mudança que já está acontecendo na rotina profissional: a inteligência artificial deixa de ser apenas uma curiosidade e passa a se tornar uma aliada para quem souber utilizá-la, sem abrir mão do conhecimento, da sensibilidade e do cuidado que continuam sendo essencialmente humanos.

